Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Comemore Seu Aniversário Sem Gastar Muito

Compartilhe:
aniversario
Veja ideias divertidas e criativas para celebrar seu aniversário – ou o de outra pessoa – sem ficar no prejuízo

Não tem jeito: fazemos aniversário todo ano. E, a cada 365 dias, nos vemos frente a mesma pergunta: como celebrar desta vez? “Eu amo comemorar meu aniversário. Fico esperando o ano todo para fazer uma festa, adoro pensar em temas, atrações, chamar muita gente. O problema é que, nos últimos anos, com essa crise, o dinheiro ficou curto para fazer as festas de antigamente. Tive que ficar mais criativo”, diz o jornalista Fabricio Pellegrino. Agora, ele conta mais com a ajuda dos amigos para planejar os eventos e procura economizar em todos os detalhes, do bolo ao lugar escolhido. “Fazer em casa, sabendo planejar bem, sai bem mais barato. Até porque eu, particularmente, não gosto de convidar pessoas para lugares em que elas tenham que pagar”, diz.

A empresária Vera Menezes, por sua vez, não vê problema algum em chamar amigos para um bar com cada um pagando sua própria conta. “Procuro sempre lugares com comanda individual, assim cada um paga o seu. O importante é reunir as pessoas em um ambiente agradável”, resume ela. “O problema é que, como eu fico no lugar por muitas horas, a minha comanda acaba ficando salgada. É a desvantagem”, completa ela. Em casa, no bar ou mesmo ao ar livre, o importante ao organizar seu aniversário – ou o de outra pessoa – é planejar muito bem o evento e pesquisar preços. “A pessoa precisa ter bem claro o quanto pode gastar com a festa e não extrapolar esse valor. Assim, ao planejar o evento, a pergunta não deve ser ‘o que eu quero?’, mas sim ‘o que posso fazer gastando o que tenho?”, explica o educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli. Veja nossas dicas para conseguir unir o que você gosta com o orçamento que possui e economizar ao planejar uma festa de aniversário!

O que considerar ao organizar seu próprio aniversário

Antes de tudo: saiba o quanto pode gastar

Saber o quanto pode gastar envolve olhar sua conta bancária, gastos atuais, despesas futuras e, claro, sua renda. Levante já no que economizará no mês (ou nos próximos meses) para poder bancar a festa. “O ideal é pesquisar uma média de quanto gastará e economizar nos meses anteriores ao aniversário, juntando dinheiro para quando chegar o dia do evento”, aconselha Vignoli.

Liste coisas que você gosta e que gostaria de ter ou viver no dia

“Tem gente que quando pensa em aniversário imagina logo uma balada cheia de amigos. Já outros pensam em passar o dia numa trilha no meio do mato com a companheira. Decidindo o que gostaria para o dia, o planejamento fica mais fácil”, explica a party planner Marcia Anunziato. A ideia é que, fazendo o que tem vontade, a parte da diversão já está garantida. A partir daí é ver como e com o que pode economizar.

Pesquise!

Mesmo quando a ideia é simplesmente chamar os amigos para um bar, vale se dedicar um pouco para pesquisar o melhor lugar. Procure locais de fácil acesso e com cardápio barato, dessa forma você e seus convidados economizam no transporte e no consumo no bar. Cuide também para que o local ofereça comanda individual, que facilita na hora do pagamento, já que cada um só banca o que consumiu. E você, cuidado para não gastar demais! Se possível, coma antes de ir para o bar e maneire na bebida. Lembre-se que o aniversariante é o primeiro a chegar e o último a sair!

Vai fazer algo mais elaborado? Pois comece o planejamento o quanto antes. Em primeiro lugar, decida onde fará o evento, em qual data e quantas pessoas convidará. A partir daí, pode começar a listar o que precisará, se contratará algum serviço ou se fará tudo pessoalmente. Com as necessidades organizadas, mergulhe na pesquisa de preço – e comece tal pesquisa pelo menos dois meses antes. Dessa forma terá uma folga para achar os melhores valores e, sendo uma compra online, conseguir pedir e receber em tempo. Além disso, economizando meses antes pode juntar dinheiro para fazer alguns pagamentos à vista, pechinchando e pedindo desconto.

Peça ajuda aos amigos e familiares

Amigos e familiares podem ajudar com o local da festa, possíveis atrações e até mesmo fazendo o convite. Veja algumas perguntas que podem resultar em uma festa divertidíssima e barata:

  • Quem possui o salão de festas com o aluguel mais barato ou a casa maior, que melhor acomode os convidados?
  • Alguém possui aparelho de karaokê?
  • Alguém sabe fazer drinks diferentes?
  • Quem gosta de música e pode organizar uma playlist para a festa?
  • Alguém poderia fazer um convite no computador?

Nesta toada procure também amigos que são bons em economizar. “Todo mundo conhece alguém que adora pesquisar preço, sabe os jeitos mais fáceis de buscar coisas baratas e onde encontrar bons descontos. Peça a ajuda dessa pessoa para comprar artigos de decoração, pratos, copos, enfim”, sugere Marcia.

5 dicas para economizar ao organizar uma festa de aniversário

1 – Faça um piquenique

Caso seus amigos gostem de passar momentos ao ar livre, como você, que tal chamá-los para um piquenique numa praça ou parque perto da sua casa? Compre frutas da estação (mais baratas), leve café e chá, alguns sucos e sanduiches. Doces? Bolo e brigadeiro. Leve cadeiras de praia, toalhas (ou cangas) para colocar no chão.

2 – Opte pelo bom e velho churras

Uma ideia que costuma ser sucesso na certa é organizar um churrasco. Você pode pedir que, em vez de presentes, cada convidado leve alguma bebida e você fica responsável pela comida. Não come carne? Pois então organize uma “batatada”. Em vez de carne, coloque batatas na grelha e disponibilize diferentes tipos de recheios para cada um montar a sua própria baked potato.

3 – Considere o fator emocional

“No aniversário de 60 anos do meu marido eu queria fazer uma grande festa, mas a verba era curta. O que fiz foi uma festa simples no salão de festas, pedi pizza e fiz um bolo, nada demais. O toque especial foram os convidados, pois fui atrás de todos os amigos de infância e antigos colegas de trabalho do meu marido, que ele não via há anos. Foi muito especial”, lembra a dona de casa Maria Lucia Ferreira. Ou seja, às vezes um tema sensível ao aniversariante e seus amigos já é o suficiente para uma festa inesquecível.

4 – Que tal uma aula divertida?

Um jeito de tornar o aniversário mais divertido é contratar alguém para dar uma aula para você e seus convidados. Neste caso, funciona melhor para grupos menores, amigos mais íntimos. Quais gostos seus amigos e você têm em comum? Vinhos, cerveja, hip hop, sobrevivência na selva, culinária, maquiagem? Enfim, sendo criativo, certamente seu festa será divertidíssima!

5 – Transforme a noite em dia

Por que sua festa de aniversário tem que ser à noite? Há diversos locais que servem o famoso “brunch”, ou um café da manhã estendido. O encontro começa umas dez e pode ir até um pouco após o almoço. Neste caso, nos buffets, cada um paga o seu e ainda sobra tempo para os convidados aproveitarem o sábado ou domingo. E não há a desculpa de “ah, mas à noite assim é tarde para mim…”

Quando você está organizando o aniversário para alguém

Quando você está organizando o aniversário para alguém pode ser que fique mais fácil economizar. Isso porque você pode contar com a ajuda de amigos e familiares do aniversariante para contribuírem com a festa. Cuidado apenas com a empolgação! “Porque o orçamento total está sendo dividido com muita gente, as pessoas tendem a querer ficar adicionando itens ao evento, o que aumenta os gastos. Aí, no final, acaba ficando caro de qualquer jeito”, conta a party planner. Ou seja, neste caso também vale a máxima de ater-se ao valor máximo estipulado! Lembre-se que a ideia é economizar.

Para convidar amigos e familiares a ajudarem, pergunte primeiro com quanto cada um estaria disposto a contribuir. Ou então com o quê. Afinal, dependendo do evento, pode ser que cada convidado leve algo ou compre algo para a festa, não precisando dar dinheiro necessariamente. “Uma dica é pensar num valor inicial e sugerir aos participantes, mas de maneira privada. Criar grupos de WhatsApp com um monte de gente perguntando quanto cada um pode dar pode deixar algumas pessoas constrangidas”, aconselha Marcia. Assim, combine de antemão com cada um o valor ou então o que a pessoa estaria disposta a levar, perguntando se ela gostaria de ser colocada no grupo no qual a festa será o tema principal. Caso ela não queira entrar no grupo, mantenha-a atualizada com o essencial.

Deixe seu comentário:

Rw Comunicação

Rw Comunicação

Rwcom - Anuncie ou Nada Acontece

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é requerido)